Edição: 20182017201620152014201320122011
Instituto Butantan

 

Por Vanessa Vilches Sant'Anna

 

A EMPRESA

Com mais de 100 anos de existência, o Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo e um dos principais centros produtores de vacinas e soros do Brasil. A Instituição possui aproximadamente 2000 colaboradores, onde desenvolve estudos e pesquisas básicas na área de Biologia e de Biomedicina, distribuídos em mais de 30 laboratórios.

 

O PROJETO

Nas áreas produtivas da área industrial (salas limpas e em ambientes com contaminação controlada) do Instituto, se utilizava vestimentas de tecido do tipo lavável e reutilizável, porém, esses uniformes laváveis apresentavam falhas na logística de entregas e defeitos, como desgastes no tecido, por exemplo. Os riscos químicos existentes nas áreas necessitavam que as trocas das vestimentas de tecido fossem realizadas com uma periodicidade menor, para garantir a proteção e segurança do trabalhador e das pesquisas.

 

A SOLUÇÃO

Diante do cenário, criou-se um grupo técnico e multidisciplinar de diversos usuários das áreas produtivas do Instituto Butantan, onde iniciaram os estudos para avaliação da viabilidade de substituição das vestimentas de tecido laváveis e reutilizáveis pelas vestimentas de uso único da DuPont Tyvek®. Assim, foi relatada a redução de custos, melhoria na proteção ocupacional de seus colaboradores, garantia e controle nos processos produtivos diminuindo os riscos de contaminação de ambientes controlados.