Edição: 20182017201620152014201320122011
Josefa Rocha dos Santos – Senac Santo André

A EMPRESA – ISAC VIDROS

A Isac Esquadrias em Alumínio e Vidraçaria Ltda é uma empresa que trabalha na fabricação de portas, corrimão e guarda corpo, janela de alumínio, fachada, coberturas, box para banheiro, entre outros materiais de vidraçaria. A empresa está situada em São Bernardo do Campo, São Paulo.

 

O PROJETO

A empresa dispõe de um pequeno quadro pequeno de funcionários estão diretamente ligados ao manuseio dos materiais como vidro e alumínio. Os matérias mencionados, apresentam relação direta com os acidentes em empresas deste seguimento, onde uma das principais partes mais afetadas são as mãos. O case contemplou o estudo dos cortes nas mãos provocados por quebra ou manuseio incorreto do vidro e do alumínio durante o processo de fabricação, montagem e instalação dos mesmos nos respectivos destinos.

 

A SOLUÇÃO

No simulado realizado, chegou-se ao resultado que além dos danos físicos de um acidente com as mãos, um acidente de um funcionário da Isac Esquadrias em Alumínio poderia gerar uma perda de R$ 1.040,00, no caso de um afastamento de 15 dias. Considerando o número de funcionários, constatou-se que a luva de Kevlar® oferecia o melhor custo-benefício, além da resistência e proteção à equipe.